Enfermagem por opção, Enfermeiras por paixão!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)


O que são doenças sexualmente transmissíveis (DST)?

Doenças sexualmente transmissíveis (DST), antigamente chamadas de doenças venéreas, são aquelas que você adquire ao ter contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já tenha DST.

É causadas por várias bactérias, vírus e fungos, mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres. Ainda que algumas doenças sexualmente transmissíveis tenham cura, outras acompanham a pessoa por toda a vida (não têm cura).

Doenças sexualmente transmissíveis podem afetar a saúde física, emocional e a qualidade de vida da pessoa. Especialistas acreditam que ter uma doença sexualmente transmissível eleva as chances da pessoa ser infectada com o HIV, o vírus que causa AIDS.

É muito comum a pessoa não apresentar sintomas das doenças sexualmente transmissíveis, na maioria das vezes nos estágios iniciais da doença. Isso pode ocasionar a falta de tratamento até que a doença fique severa. A falta de tratamento precoce pode causar problemas sérios como infertilidade. Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem passar para o bebê durante o parto ou gravidez. Mas se você sentir um desses sintomas é baixo é muito importante procurar um atendimento médico.

Os principais sintomas de DST:
  1. Corrimentos abundantes amarelados ou esverdeados na vagina ou pênis; 
  2. Mau-cheiro no órgãos genitais;
  3. Coceiras ou vermelhidão constantes na virilha, vagina, saco ou pênis;
  4. Feridas na vagina, saco, pênis ou ânus;
  5. Verrugas na vagina, pênis, boca, saco ou ânus; 
  6. Bolhas  (vermelhidão) na virilha, vagina, saco ou pênis;
  7. Ardência ao urinar; 
  8. Dor durante as relações sexuais;

As pricipais DST´s:

·         Aids
·         Candidíase
·         Chato
·         Gonorréia
·         Cancro Mole
·         Clamídia
·         Condiloma (Crista de Galo, ou HPV)
·         Donovanose
·         Hepatite B
·         Herpes
·         Linfogranuloma
·         Sífilis
·         Tricomoníase
·         Vaginose


 

O que você precisa saber sobre DST?

1 - Doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres de todas as idades, etnias e classes sociais. Adolescentes e adultos jovens têm doenças sexualmente transmissíveis mais frequentemente do que outra faixa etária. Isso porque eles têm relações sexuais mais frequentes e com mais parceiros.

2 - A quantidade de pessoas contraindo doenças sexualmente transmissíveis está aumentando.

3 - Você pode estar com um doença sexualmente transmissível, não apresentar sintomas, e assim mesmo passar para outra pessoa. Por isso os testes são tão importantes. Converse com seu médico sobre a realização de testes para doenças sexualmente transmissíveis, especialmente se você tem mais de um parceiro sexual. Lembre-se que você não precisa apresentar sintomas para fazer os testes.

4 - Doenças sexualmente transmissíveis podem causar problemas sérios de saúde para toda a vida, os quais tendem a ser mais severos em mulheres do que em homens.

5 - Algumas doenças sexualmente transmissíveis estão relacionadas a alguns tipos de câncer.

6 - A mãe pode passar uma doença sexualmente transmissível para seu bebê antes, durante e logo após o parto. Algumas dessas doenças sexualmente transmissíveis pode ser facilmente curáveis, porém outras podem causar danos ao recém-nascido e ocasionar problemas para a vida toda ou até a morte.

7 - Doenças sexualmente transmissíveis são tratadas com mais sucesso quando diagnosticadas cedo. Há testes e muitos tratamentos para essas doenças. Quando você tiver uma doença sexualmente transmissível é melhor procurar tratamento imediatamente. É importante saber que mesmo que o tratamento curar a doença sexualmente transmissível você pode tê-la novamente.

8 - A forma mais eficiente de prevenir qualquer doença sexualmente transmissível é a abstinência sexual. Retardar o início da vida sexual é outra forma de reduzir suas chances de ter DST´s. Estudos mostram que quanto mais jovem a pessoa tiver sua primeira relação sexual, mais chances terá de contrair essas doenças, o risco eleva com o tempo à medida que a quantidade de parceiros sexuais aumenta.

9 - Usar preservativo sempre que tiver relação sexual. Tenha ciência que o preservativo não oferece proteção completa contra doenças sexualmente transmissíveis, porém ele diminui suas chances de contraí-las. Saiba também que outros métodos anticoncepcionais (como diafragma, pílula anticoncepcional, etc) não o protegem contra doenças sexualmente transmissíveis. Caso você use algum desses métodos anticoncepcionais, certifique-se de utilizar preservativos para proteção contra DST´s.

10 - Não compartilhe agulhas de injeções. Isso inclui injeções de drogas ilegais (heroína e cocaína) e medicamentos. Se você for fazer uma tatuagem ou piercing, certifique-se de que as agulhas estejam esterilizadas e caso frequente manicures é importante levar seu próprio material (alicate, tesouras, etc).



O que devo fazer se contrair uma DST?  

Algumas vezes a pessoa pode ficar muito amedrontada ou envergonhada para pedir informações e ajuda. Porém, tenha em mente que a maioria das doenças sexualmente transmissíveis são fáceis de ser tratadas. O tratamento precoce da doença sexualmente transmissível é importante. Quanto mais rápido você procurar tratamento, menos chances terá de a doença sexualmente transmissível causar danos severos.

E quanto mais cedo você avisar seu parceiro sexual que tem uma doença sexualmente transmissível, menos chance terá de espalhá-la. Para mulheres grávidas, o tratamento precoce também diminui a probabilidade de passar a doença sexualmente transmissível para o bebê.

Procure por tratamento imediatamente. Estudos indicam que ter uma doença sexualmente transmissível aumenta o risco de ser infectado pelo HIV, o vírus que causa AIDS.
Siga as ordens médicas e acabe de tomar todos os remédios que lhe forem prescritos. Mesmo que os sintomas forem embora, você ainda assim precisa continuar com o tratamento medicamentoso.

Evite ter qualquer atividade sexual se estiver sob tratamento para uma doença sexualmente transmissível.

Certifique-se de contar para seu parceiro, de modo que ele também possa receber tratamento.

Se você estiver grávida ou amamentando avise isso ao seu médico. Alguns remédios não são seguros para grávidas e você pode precisar de medicamento diferente para o tratamento.