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sábado, 12 de março de 2011

O que é Assistência Domiciliar?

A assistência de enfermagem domiciliar corresponde aos serviços prestados em nível domiciliar aos pacientes que já superaram a fase aguda de um tratamento, mas ainda estão em situação clínica, que necessite de cuidados.  A assistência domiciliar permite um atendimento personalizado e humanizado, ao mesmo tempo em que aumenta a autonomia do paciente e valoriza suas relações sócio-familiares se utilizando delas como meios terapêuticos. Por ser um sistema de tratamento em que se faz uso do conforto do lar e do carinho da família, possui um maior grau de eficiência, diminuindo a incidência de novas doenças, reduzindo as reinternações hospitalares e consequentemente o risco de infecção e acelerando assim a recuperação.


Esse tipo de tratamento é destinado a pacientes particulares como:

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·         PACIENTES QUE NECESSITEM DE PROCEDIMENTOS PONTUAIS tais como: retirada de pontos, medicamentos injetáveis, curativos, passagem de sonda: nasogástrica para alimentação e vesical para exames de urina entre outros. Orientações para pacientes e familiares de como proceder em relação a rotina de vida do paciente e suas limitações- Educação em Saúde.


         GESTANTES E PUÉRPERAS QUE NECESSITEM DE ORIENTAÇÕES PARA A MESMA  E PARA O RECÉM-NASCIDO como: Assessoria para o correto aleitamento materno e cuidados iniciais e essenciais ao recém-nascido.


Vantagens:

1. É prestado em casa, o local ao qual associamos bons sentimentos por estarmos em nosso lar, o lugar em que vivemos.
2. O Atendimento Domiciliar permite a participação dos familiares no tratamento do paciente.
3. Permite que os idosos e enfermos tenham independência, trazendo ao paciente auto-estima e esperança. Com a assistência dos serviços de enfermagem, estas pessoas podem continuar a serem membros ativos de nossa sociedade.
4. O tratamento em ambiente domiciliar previne ou adia a internação em hospitais ou asilos.
5. Está comprovado cientificamente que os pacientes melhoram rápido em casa.
6. O tratamento em residências é mais seguro. As estatísticas coprovam que o hospital é um lugar onde o paciente está propenso a adquirir outras doenças, apenas por estar hospitalizado.
7. O Atendimento Domiciliar permite maior liberdade ao indivíduo.
8. O tratamento domiciliar é personalizado.
9. O Atendimento Domiciliar diminui o estresse.
10. É a forma de assistência a saúde com maior índice de satisfação do consumidor.
11. É a forma de assistência a saúde com melhor relação custo/benefício.
12. O Atendimento Domiciliar é prestado por pessoas especiais, que geralmente não encaram seu trabalho como somente um emprego. São altamente treinadas e tem em comum certa reverência pela vida.
13. O Atendimento Domiciliar melhora a qualidade de vida.




Dúvidas Mais Frequentes:
1- Quais são as pessoas que terão acesso à residência do cliente?

São profissionais de enfermeiros que prestam serviços à Domiciliar, diretamente envolvidos com a assistência ao cliente.

2- Como são prestados os serviços?


A definição da necessidade de assistência ao cliente depende da avaliação da complexidade, identificada no momento da contatação do profissional.
3- Quem paga o transporte do profissional?

A família não precisa se preocupar com o transporte dos profissionais, pois, já estará incluído no valor do serviço contratado.
4- Quais as atribuições dos profissionais da Domiciliar?
Cabe ao profissional de Enfermagem no atendimento domiciliar os cuidados necessários de saúde, em se tratando da parte de higienização e alimentação do cliente, não faz parte do nosso trabalho e sim com os familiares bem como também a familia terá que se preocupar em dar amor, carinho e atenção que são fundamentais no processo de recuperação.
5- Quem fica responsável por fornecer materiais para o atendimento do cliente?
A família terá que fornecer todos os materiais (luva, gaze, micropore, etc.) para que os profissionais em atendimento consigam desempenhar sua função.
6- Assinatura do contrato.
No ato da chegada dos profissionais é importante a leitura e assinatura do contrato pelo familiar ou responsável do paciente.
7- Como a família pode ajudar no tratamento (atendimento)?

A participação ativa da família durante o período de atendimento domiciliar é importante para a recuperação do cliente. Ela possibilita a intervenção de familiares em situações específicas de cuidados. No entanto, cabe lembrar que a presença de um profissional, poderá ser solicitada para a execução de procedimentos mais complexos.
8- Veja alguns cuidados que os familiares podem observar para que o tratamento obtenha sucesso:
- Reserve um quarto arejado para o cliente e a equipe, mantendo as condições adequadas de higiene. A estrutura existente na casa pode ser aproveitada para descaracterizar o ambiente hospitalar.
- O local para o acondicionamento de materiais deve ser seco e arejado e os utensílios utilizados devem ser unicamente do cliente.

- Para o cuidado da puérpera é importante que haja tranquilidade no ambiente para o descanso da mãe e do recém-nascido, além do carinho do esposo e familiares.
- As orientações do seu médico e/ou nutricionista em relação à dieta devem ser seguidas. Observamos que o preparo da alimentação é de responsabilidade da família.
- O lixo proveniente do atendimento não precisa ser separado e pode ter o mesmo destino do lixo domiciliar.
9- Recomendações úteis
- Esclareça suas dúvidas com a equipe.
- Ter amigos por perto durante a recuperação faz bem ao cliente. Mas, para uma melhor recuperação, é necessário um ambiente calmo e tranqüilo, por isto, é importante programar horários e número de visitas durante o tratamento.
- Para evitar constrangimentos, solicitamos que objetos de valor ou de estimação sejam devidamente guardados durante o período de atendimento.
- É desaconselhável fumar nos ambientes que o cliente freqüenta.