Enfermagem por opção, Enfermeiras por paixão!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

VARICELA (Catapora)


A varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster. Esse vírus pode causar vários tipos de infecções: primária (quadro clínico de catapora bem estabelecido), latente (sem manifestação clínica) e reativação.
A doença é mais comum em crianças entre um e dez anos, porém pode ocorrer em pessoas susceptíveis (não imunes) de qualquer idade. Na maioria das vezes, principalmente em crianças, a doença evolui sem conseqüências mais sérias.

Transmissão

 A transmissão é via aérea, em gotas aerossolizadas de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada. A passagem da doença de pessoa a pessoa em uma mesma casa costuma tornar mais grave o quadro. O período de transmissão inicia 24 a 48 horas antes do surgimento das lesões da pele e se estende até que todas as vesículas tenham desenvolvido crostas (casca), usualmente 7 a 9 dias. O tempo que medeia entre o contato e surgimento da doença (incubação) é de 14 a 16 dias, variando entre 10 e 21 dias.

Sintomas


Uma vez alojados no organismo, os vírus começam a se reproduzir, invadem o sangue e produzem os sinais de infecção: febre 38 a 38,5°C, mal estar, perda do apetite, dor de cabeça. Os sintomas são mais ou menos intensos na dependência da quantidade de vírus contaminantes e da capacidade de defesa daquele indivíduo.
Inicia-se uma reação inflamatória local; aparecem pequenas pápulas avermelhadas com prurido intenso que evoluem rapidamente para pequenas vesículas com líquido cristalino, que acaba se turvando. As vesículas retraem-se no centro e inicia-se a formação de crosta escura (casca), sendo este achado um dos mais importantes para a confirmação do diagnóstico. Tudo ocorre em mais ou menos 2 a 3 dias. O número das lesões é extremamente variável (10 a 1500 em pessoas normais); na média podemos falar em cerca de 300.

Problemas Graves


O problema grave mais comum observado em crianças com catapora é a infecção cutânea, que pode resultar em cicatrizes permanentes.

·         Se coçar as vesículas da catapora antes da cicatrização, elas podem ficar infeccionadas.
·         Quando ficam infeccionadas, essas vesículas transformam-se em pequenas ulcerações, que podem deixar cicatrizes permanentes na pele:
Entre outros problemas graves que a catapora pode causar, incluem-se:
·         edema cerebral;
·         perda de coordenação muscular;
·         pneumonia;
·         infecção de ouvido;
·         herpes zoster (erupção cutânea dolorosa, que pode ocorrer anos mais tarde);
·         síndrome de Reye - doença rara que pode surgir em decorrência do uso de ácido acetilsalicílico durante a infecção da catapora (entre os sintomas, incluem-se náusea, vômito, cefaleia, cansaço e convulsões) .

A CRIANÇA QUE CONTRAI CATAPORA DEVE SER ORIENTADA NO SENTIDO DE NÃO COÇAR AS VESÍCULAS.

Diagnóstico e Tratamento


O diagnóstico é fundamentalmente clínico.
Diversas drogas antivirais (aciclovir, valaciclovir, famciclovir) possuem ação sobre o vírus varicela-zóster e estão disponíveis para o tratamento específico da varicela, embora somente o aciclovir esteja, até o momento, liberado para uso em crianças.  Estas drogas não são capazes de eliminar o vírus varicela-zóster, porém podem reduzir a duração da doença e o número de lesões cutâneas. Os benefícios do uso dos antivirais parecem mais evidentes nas circunstâncias em que o  risco de evolução mais grave é considerável, como no caso de imunodeficientes.  Podem também ser úteis na varicela dos adultos e adolescentes.  A segurança do uso destas drogas em gestantes não foi estabelecida de forma inequívoca, restringindo-se sua utilização (particularmente no primeiro trimestre) aos casos com manifestações graves.


Nenhum comentário: